top of page
  • Writer's pictureFair&Sale

5 ferramentas que todo empreendedor criativo deve conhecer

Para facilitar a sua vida na produção de conteúdo e na organização das suas tarefas, e você escolhe onde acessar: todas as plataformas funcionam no computador, tablet ou celular


Quem é empreendedor, sabe: somos mil em um só. São tantas funções, responsabilidades, prazos e tarefas que fica, realmente, desafiador dar conta de tudo. Ah, que sonho seria ter uma grande equipe desde o começo, né? Mas, enquanto esse dia não chega, ter uma mãozinha para facilitar o dia a dia vai bem - e é para isso que esse post nasceu!


Abaixo, você confere 5 ferramentas que todo empreendedor criativo precisa conhecer. Se você produz conteúdo para as redes sociais e sente dificuldade em organizar todos os processos e as demandas da sua empresa, você precisa ler até o final!


Pinterest: o moodboard da nova geração

Local para você buscar inspirações (principalmente visuais) de fotos de produtos, estilos de conteúdo, estéticas, paleta de cores e muito mais. Pense no Pinterest como um moodboard interativo, que tem a inteligência de se atualizar conforme seus gostos e suas atividades nessa plataforma - o que você curte, o que você busca, suas referências etc.


Facebook Business Suíte: porque ninguém tem tempo de ficar ligado no celular

Com o Facebook Business Suíte, você consegue agendar todas as publicações para o Facebook e para o Instagram (inclusive reels). Isso te ajuda a ter o seu conteúdo em dia sem precisar pegar o celular o dia todo. É possível, inclusive, agendar stories para manter o dinamismo!


Ah, dica bônus sobre isso: há muitas outras plataformas que agendam posts, mas a Meta indica apenas o Facebook Business Suíte, para evitar problemas de login em atmosferas desconhecidas, beleza?


Capcut: edições profissionais para os seus vídeos direto do seu celular

Vídeos curtos são o must do momento nas redes sociais. É o tipo de conteúdo com maior entrega e interação, tanto no Instagram, como no Facebook e TikTok. E o CapCut salva a vida de praticamente todo produtor de conteúdo para produzir esses vídeos - inclusive com propostas de trends em modelos pré-prontos, nos quais você precisa apenas substituir o conteúdo do projeto por vídeos e fotos da sua galeria. A versão free é cheia de recursos, então além de muito prático e completo, será totalmente gratuito!


Canva: artes profissionais feitas por você

Faça uma conta no Canva (spoiler: pode ser na versão totalmente free) e garanta artes lindas para o seu Instagram profissional e outras redes sociais. É possível, inclusive, fazer materiais para impressão na plataforma - como flyers, cardápios, banners, cartões de visita e muito mais. E mesmo que você não tenha talento para esse tipo de coisa, há muitos templates prontos que você pode utilizar! Ah, você consegue usar o Canva também pelo celular. Bem prático, né?



Click up: pra você organizar sua empresa (e até sua vida, se quiser)

Você nunca mais vai perder um prazo - ou pelo menos vai ser lembrado de que perdeu, rs - com o Click Up. Essa ferramenta é muito completa e tem vários marcadores e possibilidades interessantes para você organizar as demandas de todas as áreas do seu negócio de forma organizada. Além disso, você consegue avaliar o nível de produtividade de cada um dos seus colaboradores, ou seu mesmo caso ainda seja uma eupresa.



Ter o próprio negócio significa cuidar ou gerenciar de todos (ou quase todos) os setores da empresa. Então, pelo menos no que diz respeito à criação de conteúdo, ter ferramentas que facilitam essa produção é essencial para conseguir dar conta de tudo!


Agora, me conta: você já conhece e usa alguma dessas ferramentas?


Ah! E se você está no começo da sua vida empreendedora, sugiro que leia esse post aqui. São três minutos de leitura e diversas dicas valiosas. Vale a pena!


Até a próxima,





18 views0 comments
bottom of page