top of page
  • Writer's pictureFair&Sale

Feiras criativas e gestão de resíduos: rumo ao lixo zero

Updated: Aug 31, 2023

Uma nova onde preocupação sobre a produção de lixo em feiras de rua está tomando São Paulo





Você sabe o que quer dizer ser "lixo zero?". É uma expressão usada pra nomear um projeto que deseja não gerar lixo, ou gerar o mínimo de lixo possível. E como isso é possível? Diminuindo o uso de materiais não recicláveis e reciclando tudo o que é possível.


Desde outubro de 2022, a Fair&Sale - feira criativa em São Paulo - tem uma empresa parceira para fazer a gestão de resíduos. Funciona assim: a cada evento são distribuídas dezenas de lixeiras com "RECICLÁVEL", "ORGÂNICO" e "REJEITO". No centro da praça de alimentação monitores ficam à disposição para explicar como descartar cada coisa.


Curiosidades: nem todo plástico, por exemplo, é reciclável. Canudos dificilmente são. Já os copos precisam ter um material especial, caso contrário não são aceitos em cooperativas.


Você já ouviu falar no termo reciclabilidade? É a probabilidade de um produtor ser reciclado. Uma embalagem pode até ser reciclável - passível de ser reciclada - mas ter baixa taxa de reciclabilidade - poucas chances de ser reciclada de fato.


Voltando à Fair&Sale, em cada evento as lixeiras são espalhadas não só pelo espaço onde passam os visitantes, como também nas tendas de gastronomia. É que os próprios expositores que fazem comida produzem lixo, e podem descartar já corretamente sem sair da sua tenda.


Com todo esse esforço, em média, são reaproveitados entre 40 a 120 kg de materiais - recicláveis e orgânicos. Os orgânicos - que são os restos de comida - são levados a uma horta urbana e os recicláveis para a Coopamare. Já os rejeitos são deixados no lixo comum, uma vez que não podem ser reaproveitados.




E quanto uma embalagem se torna rejeito? Quando seu material não é reciclável - como isopor que deve ser evitado - ou quando sua condição não permite - exemplo de embalagens de papel ou plástico muito sujas com restos de comida.


Com todo esse esforço é possível poupar centenas de kg de rejeitos que iriam para o lixo comum! Dando uma nova vida na reciclagem ou para uso de adubo (no caso dos orgânicos). E você, sabia disso?


Ao visitar um evento, pergunte sobre a gestão de resíduos. Vale a pena investir na separação consciente do lixo para ter um planeta mais vivo e saudável a longo prazo.


Saiba mais sobre a Fair&Sale em www.fairesale.com

9 views0 comments

Comments


bottom of page