top of page
  • Writer's pictureFair&Sale

Como usar o Instagram para divulgar e crescer o seu negócio criativo



Estar presente nas redes sociais deixou de ser um plus, e o Instagram pode ser uma vitrine incrível (e praticamente gratuita) para você levar seus produtos ou serviços para o mundo


As redes sociais desempenham um papel cada vez mais importante para os empreendedores em termos de construção de marca, alcance de público e crescimento dos negócios. E se você é um empreendedor criativo, ter uma conta profissional no Instagram e outras redes sociais com certeza precisa estar no seu checklist de tarefas. Quer saber por quê?


Olha só:


Construção de marca, alcance de público e divulgação de produtos e serviços

As redes sociais são uma opção poderosa para construir e fortalecer a marca de um empreendedor. É uma oportunidade de compartilhar a história da marca, seus valores e sua visão com a audiência. Ao criar uma presença consistente nas redes sociais, um empreendedor pode estabelecer uma identidade de marca sólida e se destacar da concorrência, além da oportunidade de já vender diretamente, por ali, seus produtos e/ou serviços.


E o Instagram, ainda é a bola da vez?

De modo geral, sim. Muitos nichos e tipos de negócio já se beneficiam em estar em outras redes também - como o Pinterest, o YouTube e o TikTok, por exemplo, mas o Insta ainda tem um lugar carinho no coração dos criadores de conteúdo, por todas as suas funcionalidades.


Para usar o Instagram como uma ferramenta eficaz para divulgar seu negócio, aqui estão algumas dicas que podem ajudar:


1. Crie um perfil empresarial: tenha um perfil no Instagram exclusivo para o seu negócio. Contas empresariais tem vários recursos muito interessantes, específicos para empresas, como análises e a possibilidade de promover seus posts.


2. Otimize seu perfil: use uma foto de perfil que seja facilmente reconhecível e relacionada ao seu negócio, escreva uma biografia clara e objetiva e defina destaques pertinentes (bastidores, história da marca, momentos importantes, dúvidas frequentes e informações básicas sobre encomendas e pedidos, por exemplo).


3. Poste conteúdo relevante: fotos e histórias que sejam interessantes para seu público-alvo. Certifique-se de que o conteúdo esteja relacionado ao seu negócio e seja visualmente atraente.


4. Explore diferentes tipos de conteúdo: as possibilidades são infinitas: tutoriais, bastidores, dicas, frases inspiradoras, dia a dia da marca, enquetes e lives e tanto mais. Variar o tipo de conteúdo é ótimo para aumentar (e fidelizar) a sua audiência.


5. Fotos e vídeos com qualidade: não adianta, a beleza é prioridade por aqui. E o que é belo, nesse caso? Um produto audiovisual bem feito - em outras palavras, fotos e vídeos que tenham uma boa iluminação e um fundo organizado (de preferência luz natural e sem bagunça em volta do seu produto).


6. Collabs inteligentes: o famoso crossover de audiências, ou seja, quando você faz um conteúdo em parceria com outro perfil (collab), e as duas audiências recebem esse conteúdo. A chance de crescer o número de seguidores é grande! Apenas lembre-se de escolher perfis que façam sentido para o seu público, ok?


7. Anúncios: você pode criar anúncios direcionados com base em interesses, localização e demografia, aumentando assim as chances de alcançar potenciais clientes.


8. Acompanhe suas métricas: se você tem um perfil profissional no Instagram, use e abuse das análises de métricas que a própria plataforma te dá. Isso te ajuda a entender o que funciona melhor para o seu público e, assim, você pode ajustar sua estratégia de conteúdo.


Lembre-se de que o Instagram é uma plataforma visual, portanto, é importante investir na qualidade visual de suas postagens e manter uma identidade visual consistente. Seja autêntico, conheça seu público e adapte sua estratégia de acordo com seus objetivos e necessidades.


Agora, me conta: qual rede social você mais gosta para divulgar o seu trabalho?


Siga a F&S nas redes sociais, só clicar:



10 views0 comments

Comentários


bottom of page