top of page
  • Writer's pictureFair&Sale

Como o seu negócio criativo pode crescer com parcerias e collabs


Ateliê Gira e Studio de Coch na F&S, foto Monique Araújo

Meu concorrente é meu inimigo. Quantas vezes você já pensou isso? Se eu produzo jóias e o outro também, somos concorrentes, portanto estamos numa disputa por mercado. Vence o melhor.


Até pode ser verdadeira a ideia de que sim vocês estão competindo pela atenção e poder de consumo de potenciais clientes. Mas será que essa disputa é assim tão acirrada ou tão específica?


Vou explicar melhor: uma pessoa que se interessa por um pão de fermentação natural de casca dura talvez não vá gostar de um brioche macio e amanteigado.


É possível existir espaço para você e pros seus concorrentes.


E mais ainda: é possível que vocês possam se unir para, juntos, conquistar feitos maiores e chamar mais a atenção do público consumidor.


Então, se você acredita nisso, vem comigo conferir 3 dicas para criar collabs ou parcerias de sucesso.


Oficina Umi + Manquier SP na F&S, foto: Monique Araújo

1) Escolher muito bem o parceiro de negócio


Não é porque você abriu sua cabeça pra novos horizontes e entendeu que colaborar pode ser maior do que competir que qualquer player do seu mercado seja um bom parceiro.


Assim como no amor, nos negócios escolher muito bem os seus parceiros é essencial pra evitar dores de cabeça no futuro.


Procure por marcas que compartilhem os mesmos propósitos que os da sua marca, mas que tenha uma identidade e até linha de produtos diferentes, únicos. De maneira que vcs se complementem e não concorram diretamente.


Conheça o empreendedor por trás da outra marca, vocês precisam ter sinergia para criar um bom projeto juntos.


Por fim, avalie o que aquela marca e aquele empreendedor tem a acrescentar a você. Ele tem expertise numa área que você não domina? Tem um bom público que você gostaria de acessar? E o que você tem a oferecer?


2) Definir os termos da parceria com atenção


Escolhido o parceiro de negócios, você precisa determinar os termos dessa parceria com cuidado.


É aquele momento antes do casamento que exige frieza para assinar o contrato pré-nupcial tentando prever possíveis questões futuras.


Não se acanhe em estabelecer condições bem claras do que vai acontecer em diversos cenários. Vocês iniciam a parceria com toda boa intenção de fazer dar certo, mas e se as coisas azedarem no futuro? O contrato vai dizer como seguir. Pense com frieza.


3) Confiar e acreditar que colaborar é maior do que competir


Uma coisa é fato: se você fizer tudo isso e continuar com a ideia de que o concorrente é inimigo seu projeto tem grandes chances de não dar certo.


Existe um componente quase místico de confiança necessário para se fazer parcerias. A crença de que, já estabelecidos os termos e o propósito, você está certo de que aquilo será bom pro seu negócio.


O que criar a partir de uma collab?


São várias possibilidades, listamos a seguir algumas delas:

  • conteúdo em collab divulgando os produtos das duas marcas

  • evento para lançar campanha ou apresentar produtos em comum

  • campanha para incentivar o consumo do tipo de produto que as marcas vendem

  • parceria para expor juntos em feiras criativas

  • trocas e conexão com quem vive desafios parecidos com o seu

  • produto em collab com as características de cada marca


Cases de sucesso


Unidos pela geleia!

Em 2018, três marcas de geleia autorais se uniram numa campanha para incentivar o consumo de geleia. Cada marca tinha sua identidade, seus criadores eram colegas e aprenderam muito entre si.


Criar espaço pra todos

Em 2022, a Livremente Kids, uma marca de moda infantil, abriu uma loja colaborativa onde revende produtos próprios e de diveeersos parceiros do universo infantil e autoral. A loja é linda e um sucesso!


Juntos na moda

A marca de moda Atempoá, comandada pela Carol, tem uma parceria de longa data com a Mali, produtora de bolsas veganas. Elas expõem juntas nos eventos Fair&Sale - onde se conheceram anos atrás. Além da Mali, a Atempoá também cria conteúdo em collab, o último deles com a Mauruuru, outra marca de moda que expõe na F&S.



Feira criativa a quatro mãos


A Fair&Sale, que cria eventos ao ar livre em espaços urbanos, faz parcerias com frequência - participando de outros eventos e agora também criando eventos a quatro mãos. Exemplo disso é a estreia da collab com as feiras Mixtura Criativa e Feira das Ideias.


As três se uniram para criar o Festival Criativo, evento previsto para acontecer nos dias 8 e 9 de julho na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.


O objetivo é criar um festival único que une o melhor das três feiras com 150 expositores e programação cultural gratuita nos dois dias de evento.


Save the date:

Festival Criativo - Fair&Sale, Feira das Ideias e Mixtura Criativa juntos!

08 e 09/07/23

10h às 19h

Cinemateca Brasileira, Vila Mariana, São Paulo/SP

Entrada gratuita


Para se inscrever na curadoria de expositores, clique aqui.


21 views0 comments
bottom of page