top of page
  • Writer's pictureFair&Sale

Cenário das feiras de economia criativa

Updated: Jul 11, 2023

Saiba mais sobre o cenário fervilhante das feiras de economia criativa que ocupam ruas, praças e espaços de eventos na cidade

F&S no Smorgasburg Brasil, foto Monique Araújo para F&S

Tudo acontece em São Paulo. Num só fim de semana a cidade recebe centenas de eventos espalhados por sua área de mais de 1.500 de km2 (que sozinha faz divisa com 23 municípios). A economia criativa (design, moda, cultura, tecnologia, artes e etc) movimenta cerca de 40 bilhões de reais por ano - 10% do PIB da cidade*.


Desde meados de 2017 um dos setores que cresce rapidamente é o das feiras de economia criativa. Esse tipo de evento reúne marcas autorais de vários seguimentos (moda, design, arte, gastronomia), programação com música, atividades culturais e gastronomia.


Diferente da feira de artesanato tradicional, constituída em sua maioria por um coletivo de artesãos, a feira de economia criativa tem um organizador que pode ser pessoa física ou uma empresa. Este organizador cria todo o escopo do evento: o tema, a marca, define locais, horários, escolhe os expositores, cria o layout, divulgação e cuida da produção no dia do evento.


As feiras de economia criativa podem seguir um tema específico (exemplos: gastronomia; vegano; curadoria de mulheres...) ou ter uma abordagem mais abrangente. O fato é que que estes eventos têm conquistado o coração dos paulistanos pela possibilidade de passeio e cultura com acesso a produtos diferenciados.


Não existem ainda estudos formalizados sobre o tema, mas estima-se que a cidade tenha mais de 100 iniciativas no estilo "feira de economia criativa". Este tipo de negócio vinha numa crescente em 2019, teve a paralisação em março de 2020 por conta do início da pandemia e retornou no fim de 2021 com a liberação dos eventos novamente.


Em 2020 foi criada a "Rede de Feiras Criativas de SP" que chegou a reunir mais de 50 organizadores. O objetivo do grupo foi - em meio à pandemia - criar uma organização única para o setor e mobilizar recursos e ideias em prol das feiras de economia criativa da cidade.


Em 2022 houve um novo boom no mercado e a tendência de crescimento se mantém com novas feiras surgindo a cada semana no ano de 2023.


Em geral, os locais escolhidos para sediar as feiras podem ser privados ou públicos; fechados ou abertos. Em comum, todas têm a entrada gratuita e sempre que possível pet friendly. O intuito é atrair o público final como uma alternativa de compras ao shopping center tradicional.


O Beco do Batman, ponto turístico na Vila Madalena, tem recebido feiras semanalmente de diferentes curadorias, bem como o Parque Burle Marx (no bairro do Panamby). Outros locais públicos que são palco de feiras com regularidade: Praça Cidade de Milão na Vila Nova Conceição - ocupada pela Fair&Sale desde 2018 mensalmente; Praça Dom Oriente no Bixiga - ocupada pelo Jardim Secreto; Rua General Jardim na Vila Buarque - ocupada pela Feira Ofício; Rua Áurea na Vila Mariana - ocupada pela Mixtura Criativa.


Os espaços fechados a seguir recebem feiras com frequência: Casa B2Mamy (em Pinheiros), Casa Panamericana (Alto de Pinheiros), Casa das Caldeiras (Água Branca), Unibes Cultural (Sumaré), Pátio Layback Selina (Vila Madalena).

. Vale destacar que a Cinemateca (na Vila Mariana) tem ganhado destaque como local escolhido pelas feiras de economia criativa - em meados de 2018 o Museu da Casa Brasileira era um dos endereços favoritos, que perdeu força recentemente e será fechado para revitalização.



Conheça a Fair&Sale


A Fair&Sale foi criada em maio de 2017 para aproximar pessoas e negócios criativos no espaço urbano. Em 6 anos de história, já realizou mais de 80 festivais em 25 endereços diferentes de São Paulo e Santos/SP. Hoje é uma das principais feiras de economia criativa da cidade, criando eventos próprios e com parceiros importantes.










Projetos em parceria


Com a crescente de organizadores de feiras, existe um movimento para criar novas conexões e parcerias. Três feiras de destaque na cidade se uniram para criar um projeto único: Fair&Sale, Feira das Ideias e Mixtura Criativa farão em julho de 2023 o primeiro Festival Criativo apresentado pelas três curadorias. O evento acontece dias 8 e 9 de julho na Cinemateca reunindo 150 expositores. Demais, né? Vai ser um final de semana incrível e a gente espera você lá com a gente, tá bom? A entrada é gratuita para toda a família!

7 views0 comments
bottom of page