top of page
  • Writer's pictureFair&Sale

5 passos básicos para criar um plano de negócio eficaz

Afinal, até (e principalmente) um pequeno negócio precisa de um plano de negócio para crescer de forma organizada e não perder todo o seu potencial


Se você está pensando em iniciar um novo negócio ou deseja organizar o "backstage" da sua empresa atual, criar um plano de negócios é um passo essencial - e por aqui a gente aprendeu isso na prática, viu?


Um plano de negócios bem elaborado serve como um guia estratégico que ajuda a definir seus objetivos, direcionar seus esforços e atrair investidores. É como um verdadeiro guia, para você não sair do trajeto definido e que também te ajuda a tomar boas decisões!



1. Resumo Executivo


O resumo executivo é a primeira seção do seu plano de negócios e deve ser uma visão geral concisa, mas atraente, do seu empreendimento. Ele deve incluir uma listagem com descrição da sua empresa, seus produtos ou serviços, seu mercado-alvo, concorrência e suas metas de curto e longo prazo. O objetivo é capturar a atenção do leitor e deixar claro por que seu negócio é uma oportunidade valiosa.


2. Descrição da Empresa


Aqui, você deve entrar em detalhes sobre sua empresa. Isso inclui sua missão, visão, valores e história. Explique a história por trás do seu negócio, quem são os fundadores, como surgiu a ideia de negócio e quais são os princípios e a cultura da empresa. Isso ajudará a criar uma conexão emocional com os leitores - e quem irá ler seu plano de negócio? Principalmente potenciais investidores!


3. Análise de Mercado


Uma análise de mercado sólida é fundamental para entender o ambiente em que sua empresa opera. Pesquise o mercado-alvo, identifique seu tamanho, tendências, necessidades e concorrência.


4. Estratégia de Negócios


Desenvolva uma estratégia de negócios clara e detalhada. Isso deve incluir informações sobre seus produtos ou serviços, preço, distribuição e estratégias de desenvolvimento. Também é importante definir seu posicionamento no mercado e como você pretende alcançar seus objetivos (quanto vai investir, estratégias de marketing, ações etc)



5. Plano Operacional e de Gestão


Nesta seção, explique como sua empresa funcionará em termos práticos. Descreva as operações diárias, tipos de fornecedores, instalações e recursos. Isso mostra organização e traz mais eficiência operacional. Aliás, mostre seu plano operacional e de gestão para a equipe e faça com que cada membro do time perceba como irá contribuir para o sucesso da empresa!









Passo bônus: Análise Financeira


Prepare projeções financeiras realistas, incluindo demonstrações de resultado, balanços e fluxos de caixa. Os investidores querem ver que você tem uma compreensão sólida das finanças do seu negócio e que ele é viável a longo prazo. E além disso, a análise financeira te ajudará MUITO a se manter na linha, não cometer excessos em alguma área e acabar desfalcando outra, entender se você está no caminho certo e por aí vai.




Vale dizer também que um plano de negócios não é e nem deve ser estático, imutável! Esse documento deve ser revisado e ajustado regularmente para refletir as mudanças no mercado e no seu negócio.



E aí, você já fez seu plano de negócios?


Ah, antes de ir embora, recomendamos essas leituras:



Até a próxima,



4 views0 comments
bottom of page